quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

6º Episódio - Documentário 02



“Um tratamento que vai muito além de apenas tomar medicação”

“A luta de pessoas com transtornos mentais para levar uma vida comum é diária”





O programa “A liga” começa com a emocionante história de Wagner que possui esquizofrenia desde os 16 anos. Com depoimentos dos familiares e do paciente são relatados os sintomas de alucinação e delírios apresentados por ele. É interessante observar a forma como se é debatida a questão da realidade e da fantasia pelo Wagner e de como a partir da criação de sua própria lógica o mesmo define seu estado de consciência.
Ao mostrar o CAPS realizando o trabalho em grupos temos a aparição de Catarina que deseja voltar a Pernambuco e temos também a explicação de Jeni (gestora do CAPS São Bernardo) do objetivo e do funcionamento da instituição que cuida de sofrimento grave e persistente, esquizofrenia e neuróticos graves.

“Os CAPS promovem a reinserção social das pessoas com transtornos mentais por meio do lazer, do trabalho e do fortalecimento dos laços familiares e comunitários” (A Liga, 2013, 00h09min07seg)

Ainda são mostrados procedimentos num atendimento de urgência psiquiátrica, processos de trabalhos terapêuticos em grupo e como pessoas como transtornos mentais podem ser inseridas no ambiente de trabalho sem descriminação e pré-conceito.
Aproveitem esse documentário rico em depoimentos e descrição de vivências de pessoas que lutam todos os dias para fazer valer seus direitos a cidadania e respeito.

Diga não ao preconceito contra pessoas com transtornos mentais!


Programa "A liga" -  TV Bandeirantes (BAND) exibido no dia 10-09-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário